Central na obra de Lacan, a linguagem dá a tônica desse curso, dividido por aforismos do psicanalista.
Serão 4 encontros, um por semana, liberadas sempre às segundas-feiras às 20h, a partir de 29 de março.
O curso é indicado para iniciantes ou iniciados em psicanálise.
Psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas FFLCH/USP e professora da FAAP. Tem Pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie e doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autora de “Lupa da alma”, “Coisa de menina?”, “No limiar do silêncio e da letra”, entre outros.
Ministra palestras e cursos em diversos lugares, como Casa do Saber, Museu da Imagem do Som (MIS), Saint Paul e Centro Universitário Maria Antonia — USP.
Atualmente trabalha na interface Psicanálise, Subjetividade e Cultura. Além da clínica, atua na esfera pública abordando em suas reflexões o laço social, a literatura, o cinema, a comunicação, os conflitos, a política e questões contemporâneas, como gênero, sexualidade, vida digital e diversidade.
Um dos primeiros desafios para se aproximar do pensamento lacaniano é poder sair da ideia de que haveria uma mensagem, mais ou menos unívoca, e um meio, uma mídia, um canal, um código, e mesmo seus ruídos. Lacan amplia o debate, sobretudo na segunda metade do século XX, numa densa interface entre psicanálise, filosofia, linguística e mesmo a matemática.
Se começamos o curso, na primeira aula, abordando a estrutura de mal-entendido da linguagem, não poderíamos deixar de seguir esse fio no tocante ao laço social basal, aquele que nomeamos de amor.
A constituição subjetiva é dos temas mais estudados por várias das ciências do século passado, tanto as chamadas biológicas quanto humanas. O vínculo fundante do humano com o Outro materno, como diria Lacan, é um dos alicerces primordiais para toda discusão posterior.
Aqui Antígona e Édipo se encontram, juntamente com Hamlet, a fim de interrogar a canônica antinomia entre desejo e culpa.
Ivan Ramos Estevão. Psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela USP. Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e da Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (Fórum São Paulo). Autor do livro “A teoria freudiana do complexo de Édipo” e de diversos artigos sobre a teoria e clínica psicanalítica.
Inscrições Abertas
só até domingo (dia 04/04)!
Se dentro de 7 dias após a data da inscrição, você sentir que o conteúdo do curso não atendeu suas expectativas, basta enviar um e-mail para suporte@mariahomem.com e devolveremos 100% do valor que você investiu. Sem explicações nem burocracias.
Todas as aulas estarão dentro de nossa plataforma online do curso chamada Nutror. É tudo online para você consumir na hora que quiser – basta ter acesso à internet. Assim que você se inscrever já recebe login e senha para acessar a plataforma de ensino.
Todas as aulas ocorrerão nas segundas-feiras, a partir das 20h. A primeira aula acontece no dia 29/03 e as demais, nas segundas-feiras seguintes. Não tem problema nenhum se não for possível ver alguma aula ao vivo. Todas ficarão gravadas para você ver quando quiser.
As vídeo-aulas poderão ser vistas e revistas quantas vezes você quiser por um período de 12 meses.
Sim, todos os participantes que quiserem receberão o certificado.
Você pode realizar o pagamento com boleto, cartão de crédito ou pix.
Sim. Na página onde você coloca seus dados de pagamento basta trocar a bandeira do país onde foi emitido seu cartão, no alto, à direita. Se seu cartão foi emitido no Brasil, a bandeira do Brasil já estará lá. Mas se foi emitido nos EUA, por exemplo, troque pela bandeira dos EUA.
Sim, sem problemas.
Não. O sistema de pagamento só permite o parcelamento com cartão de crédito. Você pode parcelar em até 12 vezes. Os juros incluídos no parcelamento são cobrados pela empresa que processa os pagamentos.
Você tem um prazo de 7 dias para pedir reembolso do que pagou. Caso comece a assistir o curso e entenda que ele não é adequado para você, basta enviar um e-mail para suporte@mariahomem.com dentro do prazo de 7 dias que providenciaremos a devolução de 100% do seu dinheiro.
Basta enviar um e-mail para suporte@mariahomem.com que responderemos o mais rápido possível.
Inscrições Abertas
só até domingo (dia 04/04)!